A sexta edição da Anpof Educação Básica (Anpof/EB) será realizada durante o XX Encontro Nacional da Anpof, em Recife, entre 30 de setembro e 4 de outubro de 2024. Este encontro tem como objetivo dar continuidade à aproximação entre a pós-graduação e a educação básica, já consolidada nas edições anteriores. Neste ano, teremos as modalidades presencial e virtual. Assim, esperamos ampliar o diálogo, incluindo docentes que não poderão estar presentes em Recife.
As atividades presenciais se concentrarão no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro, nos períodos da manhã e tarde. As atividades virtuais também acontecerão durante este período e terão inscrições de trabalhos limitadas a 250 participantes, por ordem de inscrição. A programação do VI Encontro Anpof/EB contempla apresentações de trabalho, além de atividades formativas para docentes e pesquisadores/as envolvidos/as na área de Ensino de Filosofia e Educação.
A submissão de trabalhos deve ser feita até o dia 31 de maio nos links disponíveis no site do XX Encontro Anpof e preenchendo os formulários ao final do texto deste link. As inscrições custam R$150 para pessoas docentes ou pós-graduandas e R$100 para pessoas graduandas ou graduadas – o mesmo preço para modalidades presencial e virtual. A participação virtual, sem apresentação de trabalhos, é gratuita.
Docentes da Educação Básica podem submeter trabalhos na Anpof/EB e na Anpof. Professoras e professores das redes municipal e estadual de Pernambuco que submeterem trabalho estão isentas e isentos do pagamento de inscrição, desde que o vínculo seja comprovado mediante declaração da direção com papel timbrado ou contracheque. Os pedidos de isenção devem ser enviados para o e-mail da secretaria do evento (secretaria@encontro.anpof.org.br), com nome completo, CPF e declaração. A documentação será analisada e os CPF liberados para inscrição isenta no sistema. Veja aqui neste tutorial como fazer a sua inscrição com pedido de isenção.
A programação contempla apresentação de trabalhos e atividades formativas, como oficinas de curta duração, rodas de conversa, além de vivências filosóficas integradas com estudantes da educação básica de Pernambuco. A Anpof/EB virtual também contará com uma programação específica, com rodas de conversa e oficinas de curta duração.
As oficinas, oferecidas de forma temática, têm como objetivo oferecer um ambiente de qualificação e troca de experiências didáticas. Já as mesas redondas contarão com participantes envolvidos/as nas discussões sobre o ensino de filosofia diante dos desafios da educação brasileira. As vivências filosóficas integradas com estudantes pretendem ser um espaço de aprendizagem mútua e horizontalizada para experiências compartilhadas de pensamento.