O grupo de pesquisa GT Benedictus de Spinoza surgiu a partir dos estudos e pesquisas sobre o pensador holandês Benedictus de Spinoza (1632-1677) e de seus comentadores, como por exemplo, Gilles Deleuze (1925-1995), Victor Delbos (1862-1916), Martial Gueroult (1891-1976), Pierre Macherey (1938- ) e Alexandre Matheron (1926-2020), dentre outros especialistas spinozanos que vem sendo realizadas na Universidade Estadual do Ceará – UECE desde o ano de 2003. Ao longo dos últimos anos, este grupo, inicialmente coordenado pelo Prof. Dr. Emanuel Angelo da Rocha Fragoso e que agora conta também com a participação dos professores doutores Wandeilson Miranda e Carlos Wagner, bem como de recentes doutoras como Karine Vieira Miranda, foi ampliado pela participação de novos colegas, vindos de outras instituições de ensino superior, como por exemplo, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, da Universidade Federal do Ceará – UFC, da Universidade de São Paulo – USP, bem como outras IES.
O Coletivo GT Benedictus de Spinoza está cadastrado no Diretório de grupos de Pesquisa do Brasil da CNPq e encontra-se vinculado a dois projetos de pesquisa, ambos coordenados e criados pelo Prof. Dr. Emanuel Fragoso: A fundamentação política em Benedictus de Spinoza e A questão da Liberdade na Ética de Benedictus de Spinoza. O Coletivo foi criado com o intuito de viabilizar textos autorais não publicados e traduções de obras inéditas em língua portuguesa sobre Spinoza, visando à expansão da base bibliográfica em nossa língua, e, por conseguinte, a ampliação da viabilidade de mais estudos sobre Spinoza.
O Coletivo estrutura-se a partir de um núcleo permanente composto pelos membros dos Grupos de pesquisa – ao qual se juntam os novos membros –, e com os colaboradores eventuais em nossos projetos editoriais. O GT Benedictus de Spinoza destaca-se pela organização tradicional de seus colóquios nacionais e internacionais Benedictus de Spinoza desde o ano de 2008, todos realizados na UECE. Até então, conta-se com a realização de nove edições desses colóquios. Desses eventos, temos como fruto de trabalho do Coletivo, a coordenação e organização de textos completos apresentados pelos participantes e publicados em livros (geralmente no formato e-book), pela editora EdUECE, em parceria com a coleção Argentum Nostrum, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UECE. Tratam-se dos livros Olhares ético e político sobre a filosofia de Benedictus de Spinoza (2016), Spinoza: Potência, cultura e resistência (2018), Potência da multidão e liberdade de filosofar (2020) e Spinoza: Política e Potência (2021).
O grupo conta também com a produção de traduções de artigos, ensaios, resenhas e livros em parceria com o Laboratório de Tradução Especializada em Filosofia – LETRAFIL da UECE. Os artigos, ensaios e resenhas de textos de e sobre Spinoza são publicados na revista eletrônica Revista Conatus – Filosofia de Spinoza, coordenada pelos editores vinculados também ao Coletivo e vinculada à Universidade Estadual do Ceará – UECE. Dos livros publicados, temos a participação do Coletivo GT Benedictus de Spinoza, traduzindo obras inéditas e clássicas sobre o pensador holandês, como Spinoza como Educador (2018) de William Louis Rabenort, Spinoza e o Tempo (2019), de Samuel Alexander e Spinoza (2021), de Alain (Émile-Auguste Chartier), foi publicado neste ano o livro, Ensaio de metafísica nos princípios de Benedictus de Spinoza, de Henri de Boulainvilliers, traduzida por Gionatan Carlos Pacheco. Atualmente, encontra-se no prelo uma tradução coletiva significativa intitulada Biografias de Spinoza, um projeto inédito em língua portuguesa das publicações das primeiras e principais biografias sobre Spinoza iniciado em 2018 pelo GT Benedictus de Spinoza. Ademais, o grupo conta com a iniciativa de publicação das teses e dissertações de participantes do Coletivo, como é o caso das mais recentes publicações das dissertações de mestrado Potência e Liberdade no pensamento de Benedictus de Spinoza (2024), de Carlos Wagner Benevides Gomes e Os gêneros de conhecimento como via para a Liberdade na Ética de Spinoza (2024), de Karine Vieira Miranda. Além delas, está previsto também a publicação, todas no formato e-book pela EdUECE, o próximo lançamento dos membros do Grupo será o livro Fortunae potestate: o problema da servidão humana na Ética de Benedictus de Spinoza, de Henrique Lima da Silva, e A importância das ideias e causas adequadas para o agir virtuoso na Ética de Benedictus de Spinoza, de Viviane Silveira Machado, dentre outros.
Conheça mais sobre o GT no site da Anpof.