O GT Ética da Anpof reúne pesquisadores da área de ética em suas diferentes vertentes. O objetivo principal do GT consiste em oferecer um espaço para a discussão aprofundada de questões éticas e para a apresentação de resultados de pesquisas em ética conduzidas no contexto da comunidade filosófica brasileira. O GT é composto por professores em programas de pós-graduação em filosofia e por pesquisadores em nível de pós-graduação unidos pela dedicação acadêmica à área da ética e pelo interesse no intercâmbio construtivo dos resultados de suas pesquisas. Ao longo dos últimos anos, o GT tem promovido encontros presenciais anuais no Encontro da Anpof e no International Symposium Principia, sediado em Florianópolis/SC.
Dentre os temas de estudo recente, a coordenação do GT destaca a título de exemplo as pesquisas do professor Denis Coitinho (Unisinos) sobre Equilíbrio reflexivo e prudência: aspectos teóricos e práticos (Projeto PQ CNPq 2023-2025). Professora Andréa L. B. Faggion (UEL) interessa-se pelas interseções entre o que os anglófonos chamam de “general jurisprudence” (a parte mais reflexiva e abstrata da filosofia do direito), filosofia política, ética e metaética, concentrando-se no problema da normatividade jurídica, da natureza do direito e do papel de regras no raciocínio prático. A coordenação do GT destaca também as discussões no campo da metaética do professor Rafael Vogelmann (UFSM) sobre construtivismo normativo, em que o construtivismo é compreendido como uma forma antirrealismo normativo segundo o qual razões e valores são construídos a partir de atitudes avaliativas. A professora Telma de Souza Birchal (UFMG) tem interesse especial no tema da identidade pessoal, assim como em seus desdobramentos tanto no que diz respeito à identidade da mulher quanto em questões bioéticas. Beatriz Sorrentino Marques (UFMT), administradora da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas, vice-presidente da SBFA e integrante do grupo de pesquisa Grupo de Escrita de Mulheres na Filosofia (GEMF), está interessada em investigar aspectos da filosofia da ação, livre-arbítrio e responsabilidade moral, filosofia da mente e filosofia da neurociência. Por fim, a pesquisa do professor Lincoln Frias (Unifal), cujo interesse está voltado para questões éticas na vida cotidiana, tais como amizade, responsabilidade, mentira, ofensa, assédio, vergonha e humor.
A coordenação do GT destaca também os projetos colaborativos dos membros do GT, realizados em parceria entre os pesquisadores do grupo e demais membros da comunidade filosófica brasileira e internacional. O professor Darlei Dall’Agnol (UFSC), juntamente com os professores Marco Antônio de Azevedo (Unisinos), Alcino E. Bonella (UFU) e Marcelo de Araújo (UFRJ/UERJ), desenvolvem projeto intitulado Bioethics, Distributive Justice and Pandemics – BioJusPan, com recursos do edital Pró-Humanidades do CNPq. Professor Vitor Sommavilla (UFPB), em colaboração com os professores Leonardo Ribeiro (UFMG) e Rogério Picoli (UFSJ), desenvolvem o projeto Realismo e Antirrealismo: Integrando as Evidências mais Recentes ao Debate acerca da Normatividade Moral e contam com apoio financeiro do CNPq. Professor Evandro Barbosa (UFPel), juntamente com o professor Denis Coitinho (Unisinos) e Matheus Mesquita (UCS), contam com o apoio do CNPq para pesquisa intitulada Faces da Vulnerabilidade: Justiça, Direitos Humanos e Tecnologias. E o professor Marco Antônio Azevedo coordena projeto intitulado Bem-estar e qualidade de vida de pessoas com a cognição e/ou autonomia gravemente comprometidas e conta com apoio do CNPq.
Essas pesquisas demonstram o caráter amplo do debate no interior do nosso GT, conectando-se a temas de interesse de pesquisadores de outros GTs e expandindo as discussões para envolver boa parte da comunidade filosófica do Brasil. O GT convida todos os interessados em questões éticas a se juntarem a nós e contribuírem para o avanço da pesquisa filosófica brasileira na área.
Saiba mais sobre o GT acessando este link.