O propósito da criação do Grupo de Trabalho (GT) da Anpof Filosofar e Ensinar a Filosofar, em 2006, era reunir professoras e professores que, desde as distintas regiões do país, assumissem o Ensino de Filosofia como objeto de investigação filosófica; pesquisadoras e pesquisadores que problematizassem o ofício e a formação docente a partir da literatura filosófica em sua interface com as questões educacionais e com a prática do filosofar nos diferentes níveis de ensino. Objetivava-se dar organicidade à área, fomentando sua potência no âmbito das pesquisas de pós-graduação.
A criação de uma nova comunidade de pesquisadoras e pesquisadores na Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia não é fortuita. A presença inócua da disciplina de filosofia no currículo da educação básica e a percepção da ausência de um debate consolidado sobre o ensino de filosofia no Brasil geraram um ambiente propício para reunir professoras/es e pesquisadoras/es de todo o país, que se organizaram para lutar pela presença obrigatória da filosofia no currículo do ensino médio e também iniciar um debate coletivo sobre a temática. Uma série de eventos e reuniões marcaram essa época; os mais conhecidos foram os eventos oriundos dos fóruns regionais – Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte-Nordeste.
Também foram organizados dossiês, coletâneas e o desenvolvimento de pesquisas específicas ao ensino de filosofia, instituindo novos quadros de pesquisadoras e pesquisadores na área. Com isso, projetava-se criar condições institucionais e intelectuais para desenvolver filosoficamente a temática do ensino de filosofia, abrir um território inter e transdisciplinar que se constituísse como um novo campo de trabalho, partilhando problemas, projetos e ferramentas que impulsionassem os estudos e a educação filosófica no país. A institucionalização do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar representou mais uma iniciativa nessa direção, estabelecendo-se como um lugar privilegiado para conhecer e debater as pesquisas no âmbito da pós-graduação em filosofia no Brasil.
Em 2024, o GT Filosofar e Ensinar a Filosofar completa 18 anos. Neste período, o grupo de trabalho, que se reúne anualmente ou no encontro da Anpof ou no encontro nacional do próprio do grupo, tem contribuído imensamente para a consolidação do Ensino de Filosofia como campo de conhecimento, como subárea que congrega pesquisas na interface entre Filosofia(s), Ensino e Educação. Nestas quase duas décadas de existência, o GT da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia que se dedica ao filosofar e ao ensinar a filosofar foi responsável pela publicação de um número significativo de artigos, livros, capítulos de livros e trabalhos completos publicados em anais de eventos, além de ter desenvolvido e orientado inúmeros projetos de pesquisa. Cabe notar que as pesquisas em programas acadêmicos (mestrado e doutorado) de pós-graduação sobre Ensino de Filosofia são desenvolvidas com regularidade desde 1989. E nos programas profissionais, desde 2015.
Outro aspecto importante de ser sublinhado é o fato de que as produções supramencionadas são assinadas por mais de 60 pesquisadoras e pesquisadores, de Caicó, no RN, à Santa Maria, no RS, o que mostra a capilarização da temática em território nacional e a efetiva consolidação do campo do Ensino de Filosofia no Brasil.
No XX Encontro Nacional da Anpof, a ser realizado em Recife/PE, de 30/09 a 4/10 de 2024, integrantes do GT e seus orientandos e orientandas, assim como demais pesquisadores e pesquisadoras do Ensino de Filosofia que de nossas discussões queiram participar, estarão reunidos, debatendo temáticas caras à área, tais como: Formação Docente; Filosofia do Ensino de Filosofia; Filosofia na Educação Básica e Políticas Públicas; Ensino de Filosofia e temáticas contemporâneas – decolonialidade, gênero, tecnologia; entre outras tantas que compõem o complexo e diversificado escopo das investigações no campo do Ensino de Filosofia no Brasil.
A coordenação do GT convida a comunidade a refletir e confraternizar – contribuindo para mais um capítulo da história do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar e mais uma atividade na consolidação do Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa brasileira.
Conheça mais sobre este GT acessando o site da Anpof.