Conheça o GT Filosofia e Direito

Criado em outubro de 2004 durante a XI Anpof, o GT Filosofia e Direito da Anpof congrega pesquisadores de diversas universidades do Brasil com a finalidade de desenvolver pesquisas em torno da fundamentação teórica e filosófica dos direitos. O campo de investigação deste grupo é vasto: abrange as reflexões, ao longo da história da filosofia, sobre as relações entre a filosofia e o direito, tendo como eixo a tradição crítica do direito natural antigo e do moderno. Formado por professores e pesquisadores de todas as regiões do país, o GT acolhe as pesquisas em torno da retórica, da teoria crítica, da teologia política e de matrizes do republicanismo. A preocupação com problemas contemporâneos perpassa todas as suas discussões, e abriga estudiosos aplicados  da social democracia até acadêmicos engajados à visão marxiana do mundo.  O que une estas cosmovisões é justamente compreender a razão como ponto de referência e ancoragem para a política e para o direito, por um lado, e, por outro, a compreensão dos direitos humanos como centrais para a modernidade e como fruto de uma luta social. Todos os pesquisadores se debruçam sobre as repercussões dessa ambiguidade, sobretudo quando está em jogo a explicitação das reivindicações dos direitos. Sem dúvida é esta uma característica singular deste grupo: formado por professores da Academia, mas que pretende discutir com ela e fora dela, com os olhos voltados para os autores do passado, mas com os dois pés fincados no presente. 

Neste contexto, ao longo de 20 anos, o grupo tem realizado uma série de atividades propiciando o debate e a integração entre os pesquisadores, bem como a elaboração de trabalhos teóricos. Em suas atividades, o GT Filosofia e Direito promoveu pelo menos 10 encontros e debates sempre com Departamentos de Filosofia e com programas pós-graduação em Filosofia e em Direito, a fim de estabelecer diálogos e favorecer o desenvolvimento de pesquisas nas linhas de Ética e Política, Filosofia Política e Filosofia do Direito. Além disso, preocupou-se em publicar os resultados desses encontros em dossiês em revistas especializadas ou em livros com acesso livre pela internet. Este modus operandi tem incentivado os trabalhos de pesquisa dos professores participantes, do corpo discente a eles ligados e demais interessados. 

Para a XX Anpof que se aproxima, o GT Filosofia e Direito convida para a submissão de trabalhos centrados no tema “Extremismos: reflexões sobre política, direito e democracia“, com o intuito de aproveitar o momento privilegiado de intercâmbio entre diversos pesquisadores de vários lugares do país, bem como de estudantes presentes para discutir as diversas facetas do extremismo político e seus impactos na sociedade contemporânea.

Não há novidade em se afirmar que o extremismo político tem se tornado uma preocupação crescente em todo o mundo, desafiando os princípios democráticos e colocando em risco a estabilidade e a coesão social. Neste encontro, buscaremos explorar as raízes, manifestações e consequências do extremismo político em suas diversas formas, incluindo extremismos de todos os espectros políticos, religiosos, nacionalistas e populistas.

A coordenação do grupo encoraja a submissão de trabalhos que abordem temas ou problemas relacionados ao extremismo político sob diferentes perspectivas teóricas, incluindo análises filosóficas, sociológicas, históricas e éticas. Serão aceitos os trabalhos que investiguem questões como ideologia extremista, radicalização, populismo, autoritarismo, intolerância e violência política, à guisa de exemplos.

Os trabalhos selecionados serão apresentados nas sessões reservadas ao GT durante o evento. As intervenções devem ser breves, com apresentações objetivas e diretas, não superando os 20 ou 25 minutos, proporcionando oportunidade e tempo para discussões estimulantes e trocas de ideias entre todos os participantes. 

Este GT espera receber contribuições valiosas e promover diálogos filosóficos significativos sobre este tema que, infelizmente, ainda nos toca de maneira especial.

Para mais informações, por favor, entre em contato conosco através do e-mail mcpa@unb.br

Conheça mais sobre este GT acessando o site da Anpof.

 

© 2025 – ENCONTRO ANPOF. Todos os direitos reservados.

Pular para o conteúdo