O Grupo de Trabalho História da Filosofia Medieval e a Recepção da Filosofia Antiga foi criado em setembro de 2000, e, desde então, além de participar dos encontros da Anpof, organiza reuniões anuais e temáticas congregando pesquisadores da Filosofia Medieval, e do qual resultaram publicações importantes para a filosofia medieval no Brasil [1]. O GT também é responsável pela publicação da Translatio – Caderno de Resenhas do GT História da Filosofia Medieval e a Recepção da Filosofia Antiga [2], que tem por objetivo colocar à disposição da comunidade acadêmica resenhas sobre publicações recentes na área, contando com quatorze edições. Atualmente, a publicação encontra-se sob a responsabilidade do prof. Pedro Calixto (UFJF).
Entre as diretrizes do GT, destaca-se o incentivo à produção bibliográfica e a divulgação da pesquisa no âmbito nacional e internacional, contribuindo para a discussão de alto nível na área. Os reflexos desse trabalho podem ser notados com o crescimento e consolidação da comunidade brasileira dedicada à Filosofia Medieval no Brasil, e no crescimento do GT, que conta hoje com entre seus membros mais de 20 professores e pós-graduandos de diferentes regiões do país. No panorama recente de temáticas dos pesquisadores do GT, podemos destacar: a recepção do escolasticismo no pensamento colonial brasileiro, o estudo sobre filósofas e mulheres no pensamento medieval, temáticas acerca da filosofia árabe e judaica, além dos trabalhos de tradução e disponibilização em língua portuguesa de obras de filósofos do período.
O XX Encontro da Anpof é uma ocasião de dar continuidade a esse trabalho, sendo uma oportunidade para os pesquisadores da área compartilharem suas pesquisas recentes e fortalecendo a rede de contato entre os pesquisadores. Considerando-se a diversidade de temáticas em torno da filosofia medieval, o GT receberá comunicações acerca da filosofia medieval latina, árabe ou judaica, e em diferentes áreas, como epistemologia, lógica, ética, política e estética. Os discentes de pós-graduação também são convidados a enviar seu texto com antecedência para a coordenação do GT, visando proporcionar uma discussão mais qualificada da pesquisa por meio de comentários propostos pelos membros do GT.
Conheça mais sobre o GT no site da Anpof.
[1] A última reunião do GT ocorreu entre 28 e 30 de novembro de 2023, na PUC-SP, reunindo 19 pesquisadores. Segue-se a lista de publicações resultantes dos encontros do GT: “Os debates medievais acerca da eternidade do mundo”, publicado em Analytica, vol.5, n.1, 2003; “A ciência no período medieval”, em Analytica vol. 9, n.1, 2005; dossiê “A causalidade na Filosofia Medieval”, publicado em Cadernos de História e Filosofia da Ciência, vol.15, n.2, de 2005; “A noção de ideia na Filosofia Medieval, em Discurso, v. 40, 2010; “A recepção medieval dos Segundos Analíticos”, publicado em STORCK, A. (Org.), In Aristotelis Analytica Posteriora: estudos acerca da recepção medieval dos Segundos Analíticos. Porto Alegre: Linus, 2009; “Necessidade e Contingência na Filosofia Medieval”, em Doispontos, v. 7, n. 1, 2010; Argumentação e interpretação na Filosofia Medieval, em Philósophos, v. 16, n. 1, 2011; Teorias da predicação na Filosofia Medieval, publicado em Analytica, v. 14, n. 2, 2010; “Linguagem e verdade na Filosofia”, publicado em SILVA, M. A. O. a (org.), Linguagem e Verdade na Filosofia Medieval, Salvador: Quarteto, 2013; Dissertatio – Volume Suplementar 10, Dez. 2020; “Filosofia prática e Especulação no Pensamento Medieval”, em Doispontos, v. 18, n. 1, 2021.
[2] https://gtfilosofiamedieval.wordpress.com/resenhas/