Conheça o GT Pensamento do Século XVII

O GT Pensamento do Século XVII é herdeiro da Associação Nacional de Estudos do Século XVII, cuja intensa atuação nos anos 90 teve papel crucial na consolidação dos estudos seiscentistas no Brasil, congregando pesquisadores de todas as regiões do país que estudavam o período e promovendo grandes encontros bienais de caráter interdisciplinar. Posteriormente, com o desenvolvimento dos estudos nacionais sobre filósofos específicos e o grande crescimento de nossa comunidade, os encontros gerais deram lugar a eventos mais circunscritos sobre Espinosa, Descartes, Hobbes, etc., bem como a outros GTs que optaram por dedicar-se a um filósofo em particular, mas nós preferimos manter o espírito original da associação, deixando nosso GT como espaço para as discussões que perpassam todas as filosofias do século XVII, colocando-as em diálogo.
Neste intuito, mantemos nossas portas abertas a todos os interessados na filosofia seiscentista, evitando uma especialização excessiva, embora o pensamento espinosano tenha um espaço um pouco maior nas nossas atividades, nucleadas no Grupo de Estudos Espinosanos da USP. Recentemente, organizamos um grande colóquio internacional sobre a Filosofia de Espinosa na Escola Florestan Fernandes, do MST, em Guararema, colocando em diálogo nossa pesquisa historiográfica e as reflexões e urgências próprias dos movimentos sociais. Isso nos remeteu às nossas origens interdisciplinares e deu nova força aos trabalhos de nossos pesquisadores, da iniciação científica ao pós-doutorado. No ano passado também tivemos um pequeno encontro sobre a filosofia de Descartes (nós chamamos esses encontros de Jornadas) e dentre as nossas atividades também promovemos novas traduções desse filósofo: mais especificamente, uma nova edição das Regras para a Direção do Engenho, feita por Luís César Oliva e Sacha Kontic, membros do GT, está no prelo no momento. Nos últimos anos, outra vertente importante de estudo vem se consolidando com apoio do GT: o estudo de mulheres filósofas do século XVII que foram esquecidas pelo cânone. Os trabalhos de nossa pesquisadora Tessa Moura Lacerda se destacam nessa vertente.
Em suma, para não alongar desnecessariamente esta pequena apresentação dos nossos trabalhos recentes, gostaríamos de convidar a todos para participar de nossas atividades e incentivar pesquisadores de todas as regiões e níveis de formação a se inscrever em nosso GT na próxima Anpof. Será certamente o começo de muitas amizades intelectuais duradouras, como aquelas que se firmaram nos últimos vinte anos de atividades do GT Pensamento do Século XVII.
Conheça mais sobre o GT no site da Anpof.

© 2024 – ENCONTRO ANPOF. Todos os direitos reservados.

Pular para o conteúdo